quinta-feira, 9 de junho de 2016

DIVINAEXPO 2016 termina com saldo positivo

Cerca de 30 mil pessoas, por dia, passaram pelo Parque de Exposições durante os 11 dias de evento; o público acompanhou mais de 100 apresentações na DIVINAEXPO


Os números impressionam: em 11 dias de festa cerca de 30 mil passaram pelo Parque da DIVINAEXPO, por dia. Somados, os shows ultrapassam a quantidade de 100 apresentações; 66 competidores disputaram as fivelas de campeão da etapa de Divinópolis da Copa Panther Rozeta de Cutiano (montaria em cavalos) e do Monster Energy PBR (montaria em touros). E, para que tudo isso fosse possível, mais de 4.000 pessoas trabalharam direta ou indiretamente para a realização do evento, considerado o Maior Rodeio de Minas e um dos cinco maiores do país. O resultado de tudo isso foi uma festa com atrações diversificadas, para todas as idades e que, mais uma vez, mostrou toda a sua grandiosidade.

Shows. De camarote, bebendo “gela” ou dando “virote”, 40 mil pessoas assistiram ao show de Wesley Safadão, que abriu oficialmente a segunda semana da DIVINAEXPO na terça-feira, dia 31 de maio, com um show eletrizante. Numa mistura de ritmos que foi do forró ao sertanejo, passando pelo funk, o cantor mostrou porquê é considerado o maior fenômeno da música brasileira na atualidade: dançou, rebolou, se divertiu com o público e até brincou com uma bola no palco, sendo observado pelo jogador Bernard, ex-Atlético, que estava nos bastidores.
No dia seguinte, Dennis DJ, Fiduma e Jeca e Isabella Resende arrastaram uma verdadeira multidão atrás do Bloquinho Brahma Sertanejo, que começou no início da tarde e só parou à noite, quando a dupla Guilherme & Santiago subiu ao palco principal. Na quinta-feira, nem a chuva foi capaz de esfriar os ânimos do bom público que foi ao parque assistir ao Cabaré de Eduardo Costa e Leonardo e à apresentação, no trio, de Zé Felipe.
A sexta-feira teve show em dose dupla no palco principal com Jorge & Mateus e Matheus e Kauan, além do furacão Tuta Guedes no trio elétrico, que arrastou uma verdadeira multidão em mais de 1h30 de show. No sábado, Pedro Paulo & Alex e Luan Santana se revezaram no palco. O “meteoro da paixão” trouxe para a DIVINAEXPO, pela primeira vez em Minas Gerais, o seu novo show, “A Caixa”, com a estrutura completa. Além das cerca de 30 fãs que acompanharam a apresentação do palco, o ponto alto foi o momento em que, em cima de uma grua, Luan passeou sobre o público, levando a multidão ao delírio. No domingo, dia 05, a dupla Bruno & Barreto encerrou a festa.
Além dos grandes shows, a primeira semana da DIVINAEXPO foi marcada também pela apresentação dos talentos regionais, que deram um show à parte durante o festival Prato Rural.

Gastronomia. Por falar em Prato Rural, o evento, que trouxe o melhor da culinária regional para a primeira semana de atividades da DIVINAEXPO, mostrou que a cada edição vem se firmando como uma verdadeira celebração à culinária simples e com sabor da roça. Nos quatro dias de evento, 11 comunidades rurais de Divinópolis e região apresentaram 13 receitas típicas e, ao final, o Baião Campeiro, vindo do distrito de São José dos Salgados, em Carmo do Cajuru, foi eleito pelo público o melhor Prato Rural de 2016. Durante o evento, 25 mil pessoas passaram pelo Parque da DIVINAEXPO e 30 mil refeições foram comercializadas.
No sábado, dia 04 de junho, mais uma prova de que a culinária é um dos pontos fortes da festa: a Queima do Alho reviveu a época em que as tropas viajavam pelo interior de Minas e do Brasil transportando gado. E para trazer um pouco da história para os dias atuais, tudo foi feito de forma bem parecida: vestidas a caráter, as 15 comitivas participantes prepararam pratos deliciosos – feijão tropeiro, paçoca de carne, arroz com carne de sol, feijão gordo e carne na chapa – em fogões feitos com tijolos, no chão. E toda essa festa teve ainda uma dose generosa de solidariedade, já que toda a renda obtida com a venda dos ingressos será revertida para instituições filantrópicas da cidade e para os garotos Fernando e Kayky que lutam, respectivamente, contra os males causados pela paralisia cerebral e pela Distrofia Muscular Progressiva Duchenne, doença degenerativa que, se não for tratada a tempo, pode levar à morte.

Provas de montaria. Se a culinária aguçou o paladar de quem esteve no Parque da DIVINAEXPO, as provas de montaria foram um show à parte e elevaram o nível de adrenalina de todo o público. Depois de quatro dias de uma disputa bastante acirrada na etapa de Divinópolis do Monster Energy PBR (Professional Bull Riders), considerada a copa do mundo de montaria em touros, o mineiro Giliard Antônio, da cidade de Monte Belo, conquistou a fivela de campeão do Maior Rodeio de Minas. E a final foi em grande estilo, com direito a muita emoção até o último segundo de prova e a grande participação de uma torcida apaixonada. Apesar de ter chegado invicto à final da etapa de Divinópolis, Giliard Antônio precisava conquistar uma nota melhor que Alan de Souza e Luciano Henrique de Castro, os mais próximos ao título até aquele momento. E o resultado foi impressionante: após ficar oito segundos sobre o touro WhatsApp, Giliard garantiu a nota mais alta da noite (90,25), que não só lhe rendeu o título de campeão da etapa como o alçou ao ponto mais alto do ranking do campeonato de montaria em touros do país com 1.607,50 pontos.
Na Copa Panther Rozeta de Cutiano (montaria em cavalos), realizada pela primeira vez na DIVINAEXPO entre os dias 1º e 04 de junho, o grande campeão foi Ary Piovezan Júnior, que ao conquistar a fivela em Divinópolis firmou-se na primeira colocação da competição com 11.738,50 pontos.
Além das provas de montaria em touros e cavalos, três modalidades funcionais completaram a programação do Maior Rodeio de Minas. Na prova de Bulldogging, Níveo Alves Daldegan foi o grande vencedor. Na de Três Tambores, da qual só participam mulheres, a campeã foi Gabryele Fagundes. Por fim, a prova de Laço em Bezerro teve como melhor colocado Daniel Lopes.

Exposição de cavalos. Durante a primeira semana da DIVINAEXPO, criadores e amantes dos cavalos Mangalarga Marchador e Campolina se reuniram para uma competição que elegeu os melhores exemplares das raças.
De 26 e 28 de maio, a Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador levou para o Parque da DIVINAEXPO 164 animais que participaram de competições de marcha e morfologia. Nos três dias de competição foram conhecidos 40 campeões que estão classificados para a Exposição Nacional, que acontece em julho no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.
No dia 29 de maio, domingo, foi a vez de a Exposição do Cavalo Campolina movimentar o local, com 60 animais participantes. Os equinos também foram avaliados pela morfologia e andamento e houve a distribuição de R$ 3.000 em prêmios para os dez cavalos mais bem posicionados no ranking final. Os competidores receberam ainda troféus e medalhas pela participação.

Rancho do Peãozinho. E se grande parte do sucesso da DIVINAEXPO se deve ao fato de o evento ter um público apaixonado pelo rodeio, pelas coisas do campo e também pelos shows, mostrar às novas gerações todo o valor das atividades do meio rural também é fundamental. E é esse o papel do Rancho do Peãozinho.
Em seis dias de funcionamento, o espaço recebeu a visita de sete escolas, além de um público total estimado em 20 mil crianças e adultos. Os motivos para tanto sucesso são vários, mas que podem ser resumidos em um só: a diversidade das atrações. As crianças que visitaram o local com seus pais e professores puderam observar vários mini animais, como pôneis, carneiros e cabritos, cavalos e touros.
 Atividades comandadas por palhaços, passeios de charrete e o estímulo ao conhecimento da cultura e do artesanato indígena também se destacaram na programação. Além disso, houve ainda muita vibração na disputa do rodeio em carneiros, que teve NOME DO CAMPEÃO como o grande vencedor da disputa, cuja narração ficou a cargo do jovem locutor João Pedro Barra mansa, de 16 anos. Completaram as atividades os 15 shows no palco Jovens Talentos, local que revelou ao público artistas nas mais diversas áreas.

Melhorias. Este ano marcou uma nova fase da DIVINAEXPO. Com uma nova estrutura, um espaço mais amplo foi construído para trazer conforto, segurança e comodidade para o público. Foram construídos mais banheiros e a praça de alimentação foi ampliada. E a produção da festa já está pensando em melhorias para o próximo ano. "Assim que a festa encerra, já começamos a planejar a próxima edição. Vamos reunir toda a equipe e começar o planejamento para 2017. Uma das propostas que vamos estudar é a cobertura das arquibancadas", conta Irajá Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Divinópolis.
Outro destaque deste ano foi a instalação de câmeras de segurança no Parque da DIVINAEXPO e o aumento do policiamento dentro do local da festa e na região. Cerca de 120 militares de Divinópolis e cidades vizinhas trabalharam durante o evento. A Polícia Militar utilizou 32 câmeras fixas e um caminhão com câmera com visão noturna no policiamento. De acordo com a PM, houve uma queda de 14% nos registros de ocorrências em relação ao ano passado.

Por Imprensa Brasileira Comunicação
Publicado por Aline Morais
www.sertanejobao.com.br
O melhor site em divulgação sertaneja

Nenhum comentário:

Postar um comentário