terça-feira, 26 de julho de 2016

O Chamamé de "Tostão"

Chamamé é um estilo musical tradicional da província de CorrientesArgentina, apreciado também no Paraguai e em vários locais do Brasil, principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Em sua origem se integram raízes culturais dos povos indígenas guaranis, dos criollos argentinos e até de imigrantes europeus. 
Na Argentina, o chamamé é dançado em compasso ternário, ou seja o chamamé valsado. Em pesquisas etimológicas, não existe a palavra chamamé. 
O mais próximo que etimólogos chegaram a concluir é que chamamé vem do guarani e quer dizer improvisação.
A origem da palavra chamamé não é muito certa, alguns historiadores procuram atribuir à palavra o significado improvisar, porém, trata-se somente de uma tentativa de buscar uma origem nas línguas indígenas, a qual não pode ser comprovada.
É considerado um dos ritmos decorrentes da amálgama entre a cultura guarani e europeia, ao lado da polca paraguaia e guarânia, guardando muitas semelhanças com o primeiro.
A origem do estilo musical é bastante controversa. Mario del Trancito Cocomarola, um dos primeiros chamamezeiros, dizia que o estilo musical que tocava não se chamava chamamé, mas sim polca correntina.
Muitos historiadores argumentam que, na verdade, a origem do chamamé é paraguaia, constituindo-se de um novo ritmo oriundo das misturas entre guarânia e polca paraguaia, incluindo-se o bandoneon no estilo. 

Diversas personalidades argumentam que o nome chamamé foi atribuído ao então novo estilo musical em uma tentativa de identificá-lo com um sentimento nacional argentino, sendo que, na verdade, o mesmo era intimamente ligado à polca paraguaia e decorrente de uma versão argentina dos ritmos fronteiriços.
Verdade ou mentira, o andamento do chamamé é praticamente idêntico à polca paraguaia e a outros estilos fronteiriços, como o rasqueado sul-matogrossense, o qual recebeu forte influência da polca paraguaia, de forma que muitos rasqueados, polcas paraguaias e guarânias são tocados no estilo musical do chamamé, sendo facilmente adaptáveis.

No Brasil um dos nomes mais importantes do Chamamé é o músico mineiro "Tostão", autodidata, o músico encanta por onde passa, mostrando sua irreverência e seu estilo único, tocando o acordeon em posições inimagináveis e fora do tradicional.
O sanfoneiro Tostão com certeza é um orgulho para a cidade de Romaria. Natural de Romaria - MG, o sanfoneiro Tostão foi descoberto ainda criança quando, aos cinco anos de idade começou a tocar. Já gravou diversos CDs. 

Além do talento, "Tostão" também sempre "inventa" novos jeitos de tocar, fazendo com que seus trabalhos fiquem interessantes e únicos.

Confira a abertura do quarto DVD de Tostão... muito sinistro e diferente, Detalhe para o "galo" que ajudou...


Todos os anos Tostão participa do Festival de Corrientes, na Argentina, e já esteve inclusive em Milão, na Itália, por quatro anos seguidos, se apresentando no maior encontro de sanfoneiros do mundo. 

Sua história com a música começa em 1978 quando na cidade de Uberlândia começou a tocar em bailes até 1982. Depois foi para Ribeirão Preto (SP), onde conheceu a dupla sertaneja Lourenço & Lourival, para quem trabalhou até 1985. No ano seguinte, Tostão passou a tocar chamamé; e não parou mais. Passou a participar dos festivais de chamamé do mundo, ganhando em quase todos os melhores prêmios já existentes para quem tem habilidade com a sanfona. 

Todos os anos ele está presente em Romaria para participar do Encontro de Folia de Reis e encerrar o evento com chave de ouro, exibindo um bom chamamé. Vejam o talento, o dom e o carisma desse grande artista.
"Tostão" é considerado por muitos como o Rei do Chamamé.
Em 2011 tive o prazer de entrevista-lo e pude perceber a alegria característica do músico, que tem um jeito único e simples de tocar.

Um fato bem especial da carreira de Tostão foi nesse video, de um de seus DVDs onde ele toca e canta ao lado dos irmãos, "Centavo" e "Taquinho" a música "Cretina", onde eles fazem uma homenagem ao finado pai, o responsável por incentivar os filhos na música.

Por Ronaldo Ribeiro
www.sertanejobao.com.br
O melhor site de divulgação sertaneja

Um comentário: