quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Adeus a Brasãozinho

Definitivamente o ano de 2015 é um ano para ser esquecido...

Um ano de muitas perdas para a nossa música sertaneja...


Agora me chega a informação do falecimento do meu amigo Brasãozinho... ocorrido no dia de ontem (08/12)...




Brasãosinho era uma daquelas pessoas que cativava a gente pela simplicidade e amizade.


Há exatos 01 ano (09/12/2014) Brasãozinho perdeu um de seus filhos, Walter Rabello, também vítima de infarto...




Mais uma trágica coincidência desse 2015, que teima em levar nossos sertanejos.



Cândido de Paula Brasão, o Brasão, e Walter Machado Rabelo, o Brasãozinho (nascido em Catalão-GO, no dia 13 de março de 1940), foram a formação inicial da dupla caipira "Brasão e Brasãozinho", que continua "na estrada" até os dias atuais, com mais de 45 anos de existência.
Walter Machado Rabelo é filho de Geraldo Rabelo de Souza e Zaíra Tormim Machado, que eram lavradores no interior goiano. 

Cândido de Paula Brasão e Benedito Brás dos Reis formaram, na segunda metade da década de 1950, a dupla "Brasão e Marinheiro", que gravou dois discos 78 RPM pela Copacabana: N° 5.597 (gravado em 1956), tendo, no Lado A, o cururu estilizado "É Chato Gostar" (Goiá e Brasão) e, no Lado B, o Xote "Sul de Minas" (Vantuil, Brasão e Marinheiro) (nesse disco, Vantuil acompanhou "Brasão e Marinheiro") e o N° 5.807 (gravado em 1957), tendo, no Lado A, a toada "Versos da Saudade" (Brasão) e, no Lado B, a valsa intitulada "Valsa do Amor" (Brasão e Marinheiro). 

Pouco tempo depois, Benedito formou com Orlando Bianchi a famosa dupla Caçula e Marinheiro, que foi contemporânea da dupla "Brasão e Brasãozinho".
O que aconteceu, na verdade, foi que a primeira formação da dupla "Brasão e Brasãozinho" durou pouquíssimo tempo, e "passou despercebida" na maioria das biografias que já foram escritas. 



De acordo com a preciosíssima informação fornecida pelo radialista Odair Manzano (que apresenta seu Programa "Odair Manzano Show", na Rádio Difusora AM - 1180 kHz de Santa Cruz do Rio Pardo-SP, nas tardes de sábado, das 16:00 às 18:00), Cândido de Paula Brasão, foi realmente o "primeiro Brasão" da dupla "Brasão e Brasãozinho". Pode-se observar, por exemplo, que foi o único músico da dupla que tinha o sobrenome Brasão.
As informações fornecidas pelo Odair Manzano foram coletadas numa entrevista com a dupla no dia 07/08/2009. 

De acordo com essa entrevista, a dupla "Brasão e Marinheiro" se desfez e o Marinheiro formou a inesquecível dupla com o Caçula, enquanto que o Brasão (Cândido de Paula Brasão) formou uma Dupla de curta duração com Sapezinho: a dupla "Brasão e Sapezinho" que, no ano de 1960, gravou pelo selo Sinter, três discos 78 RPM: N° 656, tendo, no Lado A, a guarânia "Segredo" (A. Geraldes e Itami) e, no Lado B, o corrido "Não Sei Porquê" (Gióia Júnior e Itami); N° 658, tendo, no Lado A, o rasqueado "Não Te Quero Mais" (A. Geraldes e Brasão) e, no Lado B, o cururu "É Bom Gostar" (Cambuó e Brasão); e N° 663, tendo, no Lado A, a Polca "Morrendo de Paixão" (Sapezinho e Brasão) e, no Lado B, o Tango "Vergonha do Passado" (Brasão e José de Paula Machado).
Cândido e Valter, por outro lado, haviam se conhecido no ano de 1959 no interior do estado de Goiás, onde moravam em fazendas vizinhas. Ainda na infância, descobriram o que era gostar da boa música.
Finda a dupla com Sapezinho, Cândido formou com Valter a "primeira dupla" "Brasão e Brasãozinho".
No entanto, com pouco tempo de formação da Dupla, Cândido de Paula Brasão partiu prematuramente para o "Andar de Cima" e Brasãozinho formou dupla com Tião Carreiro, dupla essa que durou apenas 11 mêses e que não chegou a gravar nenhum disco.
Brasãozinho formou também com Tibaji o Trio "Tibaji, Brasãozinho e Nardelli" que também não chegou a ter nenhum registro fonográfico. 


Brasãozinho formou também com o Barrinha a dupla "Barrinha e Brasãozinho", que gravou 2 LP's pelo selo Caboclo/Continental (CLP-9006 e CLP-9041), com destaque para a rumba "De Braços Abertos" (Francisco Lacerda e Brasãozinho) (CLP-9041).
Quando ainda formava dupla com o Barrinha, Valter Rabelo conheceu Adésio Silvestre, o "segundo Brasão", nascido em Viradouro-SP no dia 03/04/1943. Para alguns biógrafos, Adésio e Valter teriam sido a primeira formação da dupla "Brasão e Brasãozinho", já que o "primeiro Brasão" durou bem pouco tempo na dupla.
O primeiro disco 78 RPM (P-61.048-H), a dupla "Brasão e Brasãozinho" gravou, pelo selo Philips, em 1960, e continha no Lado A a canção-rancheira "Minha Cruz" (Caetano Somma e Brasão) e, no Lado B, a moda campeira "Meu Caminhão" (Brasão, Pitatim e Brasãozinho). A dupla era na verdade um Trio do qual Cambuí também fazia parte. Ao que consta, nesse disco, era formação inicial da dupla, com o Cândido de Paula Brasão.
A "explosão" da dupla aconteceu na Rádio Nacional de São Paulo-SP (hoje Rádio Globo), na segunda metade da década de 1960. Nessa emissora, "Brasão e Brasãozinho" tinham o codinome de "Os Quentes da Rádio Nacional". Nessa época, vivia-se o auge das vendas da música caipira raiz! 

Apesar da música caipira raiz ser o "carro-chefe" de "Brasão e Brasãozinho", eles também são autores de "Gregório 38", que é um drama encenado por bailarinos e atores, no estilo "Faroeste", e que nasceu de uma apresentação em circos. "Brasão e Brasãozinho" apostaram nessa encenação que não deixa de ser um diferencial nas apresentações da dupla. 

Sabe-se também que Adésio Silvestre deixou a dupla algum tempo depois e, conseqüentemente, o alagoano José Firmino da Silva Filho, nascido no dia 12 de junho de 1948 em União dos Palmares-AL, passou a ser o "terceiro Brasão" da dupla "Brasão e Brasãozinho". 

De acordo com o radialista Odair Manzano, após deixar a dupla "Brasão e Brasãozinho", "Adésio Silvestre (o 'segundo Brasão') fez dupla com o Barrinha, com o nome: 'Barrinha e Garoa'. Inclusive, até os dias atuais, Adésio canta com outro parceiro, e usa o nome 'Garoa'... " 

O "terceiro Brasão" (José Firmino da Silva Filho) é filho de José Firmino da Silva e Severina R. Conceição Silva. Ainda de acordo com o radialista Odair Manzano, "...com ele ainda no colo da mãe, a família se radicou na região de Marília–SP, a 38 Km, na fazenda Angurê, de propriedade de Auro de Moura Andrade (o Rei do Gado). Logo se mudou com a família para Yepê–SP, onde permaneceu até os 9 anos de idade. Posteriormente foram morar num bairro rural no município de Paranavaí–PR, onde ele ficou até completar 12 anos de idade, quando então em Curitiba-PR fez o curso de dactilografia e, após isso, prestou concurso no Bradesco, sendo aprovado e logo lotado na Agência de Cascavel–PR, no Departamento de Cultura do Banco. 

Travou conhecimento com vários artistas já consagrados no gênero sertanejo e, ao conhecer também Amador Aguiar, que era o proprietário do Bradesco, este o incentivou a seguir a carreira artística, uma vez que era notória essa aptidão no, até então, bancário.
Com isso, ao conhecer Valter Machado Rabelo (Brasãozinho), formou a atual dupla 'Brasão e Brasãozinho' e com ele já está há um bom tempo na estrada. " 

E, no dia 19 de dezembro de 2004, segundo o radialista Odair Manzano, " Brasão (José Firmino) fundou a União dos Sertanejos do Brasil, da qual até os dias de hoje é ele o Presidente-Fundador. Com isso, formou uma Caravana que, até os dias atuais, continua percorrendo os estados do Brasil, sempre alcançando um sucesso absoluto, fazendo amizades e deixando saudades por onde passam em turnês que duram cerca de dois meses, sempre renovando a Companhia.
Já embarcaram nessa Caravana, artistas do naipe de Liu e Léu, Zico e Zeca, Inezita Barroso, Abel e Caim, 'Dino Franco e Mouraí', Roldão Bueno (que apresenta o Programa 'Casa de Caboclo' na Rádio Integração AM - 1380 kHz de Toledo-PR, nas tardes de Sábado das 13:00 às 14:30), Valdemar Reis, Cacique e Pajé, Tinoco, Irmãs Galvão, Irmãs Franco e Lourenço e Lourival, entre outros. 

A atual dupla 'Brasão e Brasãozinho' já gravou 6 CD's e esse repertório tem como destaque: 'Sonho de Criança' (Goiá) e 'Poente da Vida' (Goiá e Zalo). Também gravaram um DVD que por sinal foi gravado em alto mar e por isso se intitula: 'Os Caipiras em Alto Mar'. " 

De qualquer forma, quanto à identidade, os integrantes da dupla preferem o "registro" que os consagrou: de acordo com o atual Brasão, "nosso nome não importa, já que todos nos conhecem como Brasão e Brasãozinho"... 

E, em comemoração aos 45 anos de carreira, a dupla "Brasão e Brasãozinho" retomou recentemente as apresentações musicais, em todo o Brasil, começando pela Região Sul, sendo que eles mesmos comandam as agendas de shows, com Brasão responsável pela parte comercial, ficando organização e a direção dos espetáculos a cargo do Brasãozinho. Mais 4 profissionais acompanham "Brasão e Brasãozinho" nesse trabalho e os demais atores e bailarinos são contratados nas diversas cidades onde a dupla vem se apresentando. 

Dentre as diversas apresentações pelos quatro cantos do Brasil, merece destaque a que foi noticiada no Jornal Diário MS de Dourados-MS, referindo-se à "Caravana Sertaneja", que visitou diversas cidades dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em maio de 2009. De acordo com Hosana de Lourdes, da Sucursal de Maracaju-MS,"... Para voltar aos tempos marcantes da vida de comunidades, vilas, sitiantes e as lembranças do início da história do sertanejo raiz, a dupla 'Brasão e Brasãozinho' idealiza o projeto 'Caravana Sertaneja' com vida independente, que percorre os estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso com shows e apresentações que ganham o apoio dos admiradores que encontram nos municípios e os ajudam percorrer as cidades destes estados. O projeto tem dado certo.
Parte da renda oriunda das apresentações da dupla "Brasão e Brasãozinho" é destinada ao "Lar dos Anjos", que é uma entidade que cuida de crianças portadoras do HIV ou que convivem com portadores do respectivo vírus. 

A dupla "Brasão e Brasãozinho" gravou mais de 30 discos incluindo "bolachões" 78 RPM, LP's, compactos e CD's. 

Dentre seus diversos sucessos, podemos destacar as belíssimas interpretações de "Minha Cruz" (Caetano Somma e Brasão), "Meu Caminhão" (Brasãozinho, Pitatim e Brasão), "Lição de Caboclo" (Julião Saturno e Goiá), "Zé Macaia" (Teddy Vieira e Brasão), "Respeite a Vida (Poluição)" (Goiá), "Casa de Caboclo" (Nonô Basílio), "Meu Pedacinho de Chão" (Luiz de Castro e Benedito Seviero), "Onde Está a Felicidade" (Brasãozinho), "Órfãos de Pais Vivos" (Luiz de Castro), "Baldrana Macia" (Anacleto Rosas Jr. e Arlindo Pinto), "O Verde da Nossa Bandeira" (Julião Saturno e Brasãozinho), "Linda Cigana" (Silveira e Silveirinha), "Expresso Boiadeiro" (José Maria da Costa), "Moreninha de Catalão" (Brasãozinho e Kimberlei), "Tempo de Boiadeiro" (Brasãozinho, Milton José e Sandra Rabello), "Milagre de Nossa Senhora" (Teddy Vieira e Edgard de Souza), "De Braços Abertos" (Francisco Lacerda e Brasãozinho), "De São Paulo a Mato Grosso" (Seresteiro), "Gaúcho Independente" (Ado Benatti e Jeca Mineiro), "Palmas Para o Sertão" (Julião Saturno e Oscar Martins), "Presente de Aniversário" (Criolo e Celso William), "Sangue e Arena" (Silveira), "Os Dois Goianos" (Lourival dos Santos), "Adeus Tristeza" (Brasãozinho), "Beleza de Mato Grosso" (Brasãozinho) e "Gregório 38" (Hélio Ferigato e Ítalo Cimati), apenas para citar algumas.

Com informações de Recanto Caipira
Por Ronaldo Ribeiro
www.sertanejobao.com.br
O melhor site de divulgação sertaneja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário