domingo, 13 de setembro de 2015

Dia Nacional da Cachaça (13 de Setembro)

13 de Setembro Dia Nacional da Cachaça - criado pelo Ibrac - Instituto Brasileiro da Cachaça, para marcar a data de 13 de setembro de 1661. 


Segundo pesquisas históricas, em 1635, o Rei de Portugal proibiu, através da Ordem Régia, a produção e comercialização da cachaça, tanto no Brasil quanto nas outras colônias portuguesa, pois estava fazendo frente ao comercio da Bagaceira.


Essa proibição gerou inúmeras revoltas, inclusive no Rio de Janeiro onde ocorreu a conhecida Revolta da Cachaça. Alguns anos depois, em 13 de Setembro de 1661, o Rei de Portugal, através também de Ordem Régia, libera a produção e comercialização da Cachaça.


De acordo com dados do Ibrac, hoje no Brasil, existem 40 mil produtores de cachaça, sendo que 99% são micro ou pequenos produtores. 


Ainda segundo o instituto, existem quatro mil marcas de cachaça no país, que contribuem com 600 mil empregos diretos e indiretos. 


No ano passado, o país exportou 10,8 milhões de litros da bebida. Os principais compradores foram Alemanha, Estados Unidos, Portugal e França. 


Por Ronaldo Ribeiro
www.sertanejobao.com.br
O Melhor Site de Divulgação Sertaneja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário